Depois de críticas de Lula, Paes chamou Friedrich Merz de filhote de Hitller. (Foto: André Coelho / EFE)

Ouça este conteúdo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi mais uma autoridade a rebater os comentários do chanceler alemão Friedrich Merz após críticas a Belém. E a sua postagem subiu o tom de maneira espetacular, chamando o alemão de “nazista filhote de Hitler”. Paes apagou horas depois sua postagem no X.

Mais tarde, após apagar a mensagem, Paes colocou panos quentes em suas próprias palavras. “Já dei minha desabafada de hoje. Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha que me emociona!”, escreveu.

O comentário do prefeito do Rio seguiu uma sequência de críticas cada vez mais pesadas. Primeiro foram o prefeito de Belém e o governador do Pará, depois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mais uma autoridade brasileira que rebateu o chanceler alemão em suas palavras contra a COP 30.

Merz se disse aliviado de deixar a capital paraense e afirmou que todos os jornalistas que o acompanharam também gostaram de ir embora. De acordo com o presidente Lula, se Friedrich Merz tivesse realizado outras atividades na capital paraense, como “ir a um boteco”, compreenderia que o Pará é melhor do que a Alemanha.

Helder Barbalho chamou a fala de Merz na segunda-feira de “preconceituosa”.