
Ouça este conteúdo
O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou nesta terça (18) que a operação que levou o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, à prisão deve ser de um processo “muito robusto” sobre possíveis fraudes na instituição. Além do empresário, o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado das funções por 60 dias.
Um pouco mais cedo, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos. As sedes dos dois bancos foram alvos de mandados de busca e apreensão, além da prisão de outras cinco pessoas ligadas ao Master, em São Paulo.
“Não vou comentar porque é um assunto do Banco Central, mas vocês acompanharam todo o processo. Enfim, o Banco Central é o órgão regulador do sistema financeiro, e eu tenho certeza que, pra ter chegado a esse ponto, todo esse processo deve estar muito robusto”, disse Haddad a jornalistas ao chegar no ministério.
VEJA TAMBÉM:
Daniel Vorcaro foi preso na noite desta segunda (17), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, ao tentar sair do país em um voo particular para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele já vinha sendo monitorado pelas autoridades até ser interceptado, alegando que viajaria a negócios para vender o banco a um consórcio de empresários árabes encabeçado pelo grupo brasileiro Fictor. O banco receberia um aporte de R$ 3 bilhões.
A prisão ocorre logo após o Banco Central decretar a liquidação do Banco Master, menos de um dia após o Fictor anunciar interesse na compra. O comunicado da autoridade monetária ainda determina a indisponibilidade dos bens dos controladores e de ex-administradores do banco. Um mês antes, o órgão vetou uma oferta de compra de parte do Banco Master pelo BRB.
Entre os delitos apurados pela PF estão os de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa. A autoridade aponta para a fabricação de carteiras de crédito fraudulentas. Em outras palavras, o banco teria emitido e vendido papéis que não representavam valores reais.
VEJA TAMBÉM:
Além dos mandados de prisão, a operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
Vorcaro nasceu em Belo Horizonte. Em 2018, assumiu o então chamado Banco Máxima, mudando seu nome. Ele é formado em Economia e possui MBA em finanças.



