Política

PT orienta que militantes evitem menções a 2026 em desfile que homenageia Lula

Desfile na Sapucaí será acompanhado pelo petista; partido tenta evitar acusações de campanha eleitoral antecipada

O presidente da República
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião, no Palácio do Planalto, sobre o anúncio das ações no âmbito do acordo judicial para a regularização fundiária da Gleba da Quinta do Lebrã da cidade de Teresópolis (RJ) - Brasília (DF),5/2/2026 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O PT divulgou neste sábado, 14, uma cartilha para orientar militantes a não fazer manifestações de cunho eleitoral durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo 15, no Rio de Janeiro.

O texto recomenda evitar expressões como “é Lula outra vez” ou “é Lula 2026”, além do uso do número 13 ou qualquer referência às eleições.

Receba nossas atualizações

Segundo o partido, o evento é manifestação cultural e não pode ter atividade eleitoral. O diretório do PT no Rio publicou orientação semelhante nas redes sociais. A nota diz que não deve haver pedido de voto, número de urna, slogan eleitoral ou impulsionamento com caráter político.

PT quer evitar acusações de propaganda eleitoral antecipada

Lula da Silva durante visita à escola Acadêmicos de Niterói | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula da Silva durante visita à escola Acadêmicos de Niterói | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A preocupação é evitar que o desfile seja caracterizado como propaganda antecipada. Na quinta-feira 12, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por unanimidade ação do Partido Novo que pedia a suspensão do desfile.

A Corte entendeu que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes dos fatos e da formalização de candidatura. A ação, porém, segue em análise e pode resultar em punição caso haja violação das regras eleitorais.

Planalto orienta ministros em desfile de Lula

O Palácio do Planalto recomendou que ministros não participem do desfile em homenagem ao presidente. Auxiliares interessados devem acompanhar Lula no camarote da Sapucaí.

Fontes afirmam que o presidente foi orientado a assistir a outras escolas para sinalizar que prestigia o Carnaval como um todo. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, deve atravessar a avenida em carro alegórico da escola.

A avaliação jurídica do governo é que não há impedimento, já que ela não ocupa cargo público. Promovida à elite do Carnaval carioca, a Acadêmicos de Niterói será a primeira a desfilar no domingo, a partir das 22h.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.