PT orienta que militantes evitem menções a 2026 em desfile que homenageia Lula
Desfile na Sapucaí será acompanhado pelo petista; partido tenta evitar acusações de campanha eleitoral antecipada

O PT divulgou neste sábado, 14, uma cartilha para orientar militantes a não fazer manifestações de cunho eleitoral durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo 15, no Rio de Janeiro.
O texto recomenda evitar expressões como “é Lula outra vez” ou “é Lula 2026”, além do uso do número 13 ou qualquer referência às eleições.
Receba nossas atualizações
Segundo o partido, o evento é manifestação cultural e não pode ter atividade eleitoral. O diretório do PT no Rio publicou orientação semelhante nas redes sociais. A nota diz que não deve haver pedido de voto, número de urna, slogan eleitoral ou impulsionamento com caráter político.
PT quer evitar acusações de propaganda eleitoral antecipada

A preocupação é evitar que o desfile seja caracterizado como propaganda antecipada. Na quinta-feira 12, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por unanimidade ação do Partido Novo que pedia a suspensão do desfile.
A Corte entendeu que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes dos fatos e da formalização de candidatura. A ação, porém, segue em análise e pode resultar em punição caso haja violação das regras eleitorais.
Planalto orienta ministros em desfile de Lula
O Palácio do Planalto recomendou que ministros não participem do desfile em homenagem ao presidente. Auxiliares interessados devem acompanhar Lula no camarote da Sapucaí.
Fontes afirmam que o presidente foi orientado a assistir a outras escolas para sinalizar que prestigia o Carnaval como um todo. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, deve atravessar a avenida em carro alegórico da escola.
A avaliação jurídica do governo é que não há impedimento, já que ela não ocupa cargo público. Promovida à elite do Carnaval carioca, a Acadêmicos de Niterói será a primeira a desfilar no domingo, a partir das 22h.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.