Tempestade tropical causa transtornos e falta de luz no primeiro dia da COP30, em Belém. (Foto: Andre Borges / EFE)

Ouça este conteúdo

O primeiro dia da conferência do clima, a COP 30, em Belém, foi marcada por um evento climático extremo nesta segunda-feira (10). Característica desta época do ano na região norte do país, a chuva torrencial inundou pavilhões, impediu a circulação de participantes e cortou a energia de algumas tomadas.

A queda da energia prejudicou algumas apresentações e debates, que precisaram ser realizados sem o uso de microfones e amplificadores. Ainda em obras, alguns pavilhões acabaram alagados. A calçada de acesso aos pontos de ônibus do evento também foi tomada pela água.

VEJA TAMBÉM:

Belém (PA), 10/11/2025 - Pessoas embaixo de tenda em frente a chuva na 30a. Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, na COP30. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

A COP 30 é realizada até o dia 21 de novembro em Belém, com delegações de 194 países, mas um baixo número de líderes presentes. Opositores do governo o chamam de "FLOP30", uma corruptela de fracasso em inglês.