Trump triplica valor dado a imigrantes ilegais que deixarem EUA voluntariamente

Especialistas consultados pela Jovem Pan avaliam que o presidente norte-americano busca reduzir gastos com a deportação

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2025 20h49
EFE/EPA/BONNIE CASH / POOL O presidente dos EUA, Donald Trump, assina o pacote de financiamento para reabrir o governo federal no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC, EUA, em 12 de novembro de 2025. O projeto de lei de gastos de curto prazo financia o governo até 30 de janeiro e encerra a paralisação mais longa da história dos EUA. EFE/EPA/BONNIE CASH / POOL Medida do governo de Donald Trump vale até o final do ano

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (23) que triplicou o valor concedido ao imigrante ilegal que deixa o país de forma voluntária. A medida vale só até o final do ano. Aqueles que saírem do território norte-americano dentro do prazo receberão US$ 3 mil, aproximadamente R$ 17 mil na cotação atual.

Segundo advogados de imigração consultados pelo repórter Eliseu Caetano, da Jovem Pan, o objetivo do presidente dos EUA, Donald Trump, com a medida é reduzir os gastos com a deportação de imigrantes ilegais. O processo de prendê-los, mantê-los em detenção e enviar para seus países desprende mais recursos financeiros.

Os especialistas também avaliam que não é recomendável realizar esse processo. Eles explicaram que o imigrante pode ir à Justiça defender o seu caso e conseguir se manter de maneira legal nos Estados Unidos.