Verão começa neste domingo com previsão de calor e menos chuva

Estação começa às 12h03, sem El Niño ou La Niña, mas sob influência de alta pressão

  • Por Camila Yunes
  • 21/12/2025 07h00
EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO CALOR-TEMPERATURA-CLIMA Verão de 2025/2026 deve registrar temperaturas acima da média

O verão começa oficialmente neste domingo, às 12h03 pelo horário de Brasília. A estação mais quente do ano vai até o dia 21 de março de 2026.

A chegada do verão em 2025 ocorre após uma primavera marcada por frio atípico em várias regiões do país. O fenômeno La Niña influenciou o clima e contribuiu para a queda das temperaturas ao longo da estação.

A previsão para este ano é de bastante calor. A Climatempo indica que, em grande parte do Brasil, as temperaturas devem ficar acima da média histórica.

O volume de chuva, porém, tende a ser menor do que o esperado. Neste verão, não haverá a atuação do El Niño nem do La Niña no Brasil. O principal fenômeno climático a influenciar o Brasil será a Alta Subtropical do Atlântico Sul, conhecida como Asas.

Esse sistema de alta pressão dificulta a formação de nuvens e reduz a ocorrência de chuvas em diversas áreas do país.

Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, em janeiro, pelo menos até a segunda quinzena, o volume de chuva deve ficar dentro do padrão esperado. Ao longo do verão, no entanto, as precipitações podem ocorrer de forma irregular.

Com calor intenso e chuva mal distribuída, o cenário segue de atenção para os mananciais que abastecem São Paulo, que já apresentam volumes mais baixos.