
Ouça este conteúdo
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução com apoio bipartidário nesta sexta-feira (21) que condena políticas relacionadas ao socialismo no país.
Ao todo, 285 deputados americanos, incluindo 86 democratas, votaram a favor da medida apresentada pela republicana María Elvira Salazar. Um destaque da votação foi o apoio do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, democrata que apoiou o socialista eleito prefeito de Nova York, Zohran Mamdani.
A proposta de Salazar listou uma série de falhas do socialismo e condenou forças políticas que se aproximam dessa linha política. Entre outros pontos, o documento expõe as mazelas de países alinhados ao socialismo, como Cuba.
A republicana citou a fome e o assassinato em massa sob o regime de Fidel Castro, o regime de Mao Tsé-Tung na China, o atual regime de Nicolás Maduro na Venezuela e outros.
"A Câmara dos Representantes resolveu que o Congresso denuncia o socialismo em todas as suas formas e se opõe à implementação de políticas socialistas nos Estados Unidos", diz o texto.
Apesar da resolução não ser vinculativa, a repreensão formal do Congresso surge num momento em que o socialismo ganha espaço na política americana, principalmente com a vitória de Mamdani em Nova York no início do mês.
O documento foi aprovado no mesmo dia em que o socialista se encontrará com o presidente Donald Trump na Casa Branca.