
Ouça este conteúdo
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse durante um discurso registrado pela emissora Deutsche Welle que os jornalistas que o acompanhavam na Cúpula de Líderes da COP 30, realizada em Belém, ficaram contentes ao retornar para a Alemanha após participarem do evento. A fala ocorreu num encontro de Merz com representantes do setor varejista alemão na semana passada.
Merz, que aparentemente utilizou o episódio para reforçar a mensagem de que a Alemanha deve ser valorizada pelos seus cidadãos, disse que fez a seguinte pergunta aos jornalistas que estavam com ele em Belém: “Quem de vocês gostaria de ficar por aqui?”.
“Ninguém levantou a mão. Todos ficaram aliviados por termos voltado para a Alemanha -especialmente daquele lugar onde estávamos (Belém)”, disse o chanceler, segundo a transcrição divulgada pela DW.
Durante a Cúpula de Líderes realizada em Belém, Merz se encontrou com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, o chanceler declarou apoio ao Fundo Florestas para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira para financiar a preservação de florestas tropicais, mas não anunciou o valor da contribuição alemã.
Belém foi alvo de críticas antes mesmo do início oficial da COP 30. Diversas nações que participam da conferência chegaram a enviar no meio do ano telegramas ao governo Lula criticando os preços abusivos de hospedagem e alimentação, dificuldades logísticas e baixa disponibilidade de hotéis.
Naquele momento, 25 países chegaram a assinar uma carta pedindo a transferência total ou parcial da sede da conferência antes do começo oficial das discussões na capital do Pará.


