Conselho aprova Nelson Souza para comando do Banco de Brasília
Ex-líder da Caixa Econômica Federal assume posto após destituição da antiga diretoria e aguarda aval do Banco Central e do Legislativo local
O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) confirmou, nesta quinta-feira (20), a escolha de Nelson Antônio de Souza para a presidência da instituição. O executivo também acumulará a função de diretor executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores. Embora a decisão interna já tenha sido tomada, o processo de nomeação exige etapas adicionais de governança. Para ser efetivado no cargo, o nome do gestor ainda precisa passar pelo crivo do Banco Central e ser sabatinado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A troca no comando da estatal ocorre em meio a uma crise institucional. O governo do Distrito Federal optou pela substituição imediata da alta cúpula após a deflagração da Operação Compliance Zero. A investigação apura possíveis irregularidades e fraudes financeiras envolvendo o BRB e o Banco Master.
Em decorrência das apurações, o Conselho deliberou pela destituição definitiva de Paulo Henrique Costa, que ocupava a presidência, e de Dario Oswaldo Garcia Júnior, então diretor financeiro. Ambos já haviam sido afastados de suas funções por determinação judicial no início da semana. O ex-presidente nega as acusações, defendendo a legalidade das operações de crédito realizadas.
Antes de definir Nelson Souza, o governador Ibaneis Rocha chegou a anunciar outro indicado, Celso Eloi de Souza Cavalhero, mas recuou da decisão em menos de 24 horas, optando pelo perfil do ex-presidente da Caixa. Celso Eloi deverá integrar a diretoria.
Perfil do novo gestor
Nelson Souza possui uma trajetória de mais de quatro décadas no sistema financeiro. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1979, ele presidiu o banco público entre 2018 e 2019. Seu currículo inclui ainda a presidência do Banco do Nordeste (BNB) e cargos estratégicos na iniciativa privada, como a vice-presidência da bandeira de cartões Elo.
Sua formação acadêmica combina áreas de gestão e humanidades, com graduação em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Marketing e Administração, além de licenciaturas em Psicologia e Letras.
Banco de Brasília
O Banco de Brasília é uma sociedade de economia mista com capital aberto, criada em 1964. Como o Governo do Distrito Federal detém a maioria das ações (cerca de 71%), cabe ao chefe do Executivo local a prerrogativa de indicar os membros para a presidência e diretorias, influenciando diretamente nos rumos da instituição que atua como agente financeiro de desenvolvimento da região.

