bbc
BBC vive crise após edição de discurso de Trump durante o 6 de janeiro. (Foto: Andy Rain/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O conselheiro Shumeet Banerji pediu nesta sexta-feira (21) demissão do Conselho da BBC, dias após a emissora britânica admitir que um programa exibido no ano passado manipulou um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - episódio que provocou uma crise interna e já levou à renúncia do diretor-geral da emissora, Tim Davie, e da chefe de jornalismo, Deborah Turness. As informações foram divulgadas pela própria BBC.

Segundo emissora britânica, Banerji justificou a saída afirmando que deixou o cargo por questões de “governança” e por “não ter sido consultado” sobre os acontecimentos que culminaram nas recentes demissões de Davie e Turness. Ele integrava o Conselho da BBC - órgão composto por doze membros responsáveis pela supervisão institucional e pela missão de serviço público da emissora.

O caso que detonou a crise começou quando veio à tona que um documentário exibido pelo programa Panorama, da BBC, realizou uma edição manipulada de um discurso de Trump durante os eventos do 6 de janeiro de 2021, fazendo parecer que o então presidente estaria convocando diretamente um ataque violento ao Capitólio. Após a revelação, Trump exigiu uma retratação pública e compensação financeira.

A emissora enviou recentemente uma carta de desculpas à Casa Branca e retirou o programa do ar, mas recusou-se a pagar indenização. Em resposta, Trump afirmou que pretende abrir um processo contra a BBC, estimado entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões.

VEJA TAMBÉM: