
Ouça este conteúdo
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) resgatou um projeto de lei que pretende alterar o lema da bandeira do Brasil para “Amor, Ordem e Progresso”. A proposta foi protocolada nesta quinta-feira (18), na véspera do Dia da Bandeira, celebrado todo dia 19 de novembro.
A expressão “Ordem e Progresso” foi inspirada em uma frase do filósofo positivista francês Augusto Comte (1798-1857): “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
“Tal redução fez perder a essência do lema original, que procura resumir o positivismo como a religião do amor, a religião da ordem ou a religião do progresso”, disse o deputado na justificativa do PL 5883/2025.
“Em outras palavras: o amor procura a ordem e leva ao progresso; a ordem consolida o amor e dirige o progresso; o progresso desenvolve a ordem e conduz ao amor”, acrescentou. Alencar tentou emplacar a mudança com um projeto apresentado em 2003.
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiou o projeto do deputado em 2012. “Só agora no século 21 é que podemos ter uma ideia melhor da importância dessa palavra como catalisadora de misericórdia, de caridade, de solidariedade entre as pessoas”, disse Suplicy à época.
A bandeira do Brasil foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista Décio Vilares.