Governo Trump faz publicação com ameaça a imigrantes: ‘Vamos te jogar na cadeia’

O perfil oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos fez publicação no X com o alerta um dia após anúncio da suspensão de emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil

  • Por Júlia Mano
  • 16/01/2026 23h53
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP US President Donald Trump makes an announcement Em publicação feita em seu perfil no X, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que, quem for ao país "para roubar os norte-americanos", "Trump vai jogá-lo na cadeia e mandar de volta de onde veio"

O perfil em português do Departamento de Estado dos Estados no X (ex-Twitter) publicou na quinta-feira (15) uma mensagem do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, com ameaças a imigrantes. No dia anterior, o órgão anunciou a suspensão de emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil.

“Se você vier aos Estados Unidos para roubar os norte-americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”, escreveu o órgão na publicação. O texto foi postado com uma foto do republicano acompanhada da frase, em inglês: “Envie-os de volta”. O mesmo post foi feito no perfil oficial do Departamento de Estado dos EUA.

Na quarta-feira (14), o canal de televisão Fox News Digital comunicou que seria congelada a emissão de autorização para permanência nos Estados Unidos. Pouco depois, por meio de publicação em seu perfil no X, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a informação. O Departamento de Estado justificou a medida por meio de postagem na mesma rede social.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos imigrantes recebem benefícios sociais do povo norte-americano em taxas inaceitáveis, o congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza dos [cidadãos] norte-americanos”, disse o órgão.

O departamento também afirmou que a interrupção do serviço afetava países “cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público” para o país. “Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo norte-americano não seja mais explorada”, escreveu. O órgão finalizou a publicação dizendo que “o governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar”.