"Império do Sol" revelou Christian Bale, que esteve ao lado de John Malkovich
"Império do Sol" revelou Christian Bale, que esteve ao lado de John Malkovich (Foto: Divulgação/Prime Video)

Ouça este conteúdo

A filmografia de Steven Spielberg é tão cheia de megassucessos de bilheteria e filmes importantes que Império do Sol costuma ser esquecido quando alguém lista as obras mais marcantes do diretor. Mas é, sem dúvida, um de seus filmes mais emocionantes, uma história de guerra que também é um comovente drama pessoal.

Império do Sol é uma adaptação do homônimo romance de toques autobiográficos escrito em 1984 pelo britânico J.G. Ballard e conta a história de um jovem chamado Jamie Graham, que em 1941 mora com sua rica família em Shangai, na China. Depois do ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbour, no Havaí, os Estados Unidos entram oficialmente na Segunda Guerra e o Japão invade a China. A família Graham foge, mas Jamie fica para trás e acaba preso num campo de concentração japonês.

O livro de Ballard foi um grande sucesso e imediatamente comprado para uma adaptação cinematográfica, que deveria ter sido dirigida pelo veterano David Lean (Lawrence da Arábia, A Ponte Sobre o Rio Kwai) e produzida por Steven Spielberg. Lean trabalhou no projeto por cerca de um ano e gostava do roteiro escrito pelo dramaturgo Tom Stoppard, mas acabou sugerindo que o próprio Spielberg dirigisse o filme.

Para o papel de Jamie Graham, cerca de quatro mil jovens atores foram testados, mas Spielberg acabou acatando a sugestão de sua então esposa, a atriz Amy Irving, que havia contracenado numa produção de TV com um ator britânico de 12 anos chamado Christian Bale, que muito a havia impressionado. Bale ganhou o papel e está fantástico no filme. Apesar de sua inexperiência – era apenas seu segundo trabalho em cinema – ele contracenou magistralmente com atores mais veteranos como John Malkovich e Miranda Richardson.

Império do Sol é um épico bem ao estilo de David Lean, um dos grandes ídolos de Spielberg: com cenários impressionantes e uma reconstituição de época perfeita, transporta o espectador para a Ásia dos anos 1940. Jamie Graham anda pela Shangai invadida, e o lugar parece um pesadelo distópico, com mansões de expatriados britânicos vazias ou invadidas por famílias locais.

Jamie conhece dois trambiqueiros que vivem de pequenos delitos, Basie (John Malkovich) e Frank (Joe Pantoliano), e logo está invadindo e roubando casas com eles. Mas a coisa piora ainda mais quanto o trio é preso e acaba num campo de prisioneiros. A história reflete a trajetória da família Ballard, embora o filme tome liberdades poéticas – a família Ballard foi toda para o campo de prisioneiros por toda a guerra, não apenas o menino.

Império do Sol foi indicado a seis Oscars, a maioria em categorias técnicas - Fotografia, Direção de Arte, Som – mas não levou nenhum prêmio. O filme deslanchou a carreira de Christian Bale, que depois atuaria em filmes importantes como Psicopata Americano (2000), Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e Trapaça (2013), e permanece como uma joia esquecida na filmografia de Steven Spielberg.

  • Império do Sol
  • 1988
  • 154 minutos
  • Classificação indicativa livre
  • Disponível para locação no Google Play e Prime Video

VEJA TAMBÉM: