Indicado por Bolsonaro, Mendonça elogia escolha de Messias: ‘Terá todo o meu apoio’

Ministro do STF declarou que o advogado-geral da União é um ‘nome qualificado da AGU’ e que ‘preenche os requisitos constitucionais’

  • Por Fernando Keller
  • 20/11/2025 16h02 - Atualizado em 20/11/2025 16h05
Fellipe Sampaio/STF Ministro André Mendonça em sessão plenária do STF Mendonça afirmou que "Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores."

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou nesta quinta-feira (20) a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Jorge Messias, o advogado-geral da União, para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Indicado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ao STF, Mendonça declarou que Messias é um “nome qualificado da AGU” e que “preenche os requisitos constitucionais”. Também parabenizou Messias e estendeu seus comprimentos ao presidente Lula pela indicação. Mendonça também afirmou que “Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Indicação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (21), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso se aposentou no mês passado. A indicação foi selada em uma reunião com o AGU no Palácio da Alvorada.

Após a indicação formal pelo presidente da República, o escolhido precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, ser aprovado pelo plenário. Na CCJ, basta maioria simples; no plenário, a aprovação exige maioria absoluta, ao menos 41 votos.