Rosângela da Silva (Janja), primeira-dama do Brasil.
Rosângela da Silva (Janja), primeira-dama do Brasil. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) preparou um coquetel para chefes de Estado na noite desta quinta-feira (6), durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém. O evento, porém, não teve a adesão esperada.

O coquetel começou duas horas após o prometido, e apenas o presidente do Chile, Gabriel Boric, teria participado. Já a Band afirma que teve acesso ao local, e que Boric também não estava presente. O jornal ainda conversou com alguns dos chefes de Estado esperados. Eles disseram que estavam cansados dos eventos realizados durante o dia, e por isso resolveram não ir ao coquetel.

Nomes do Partido dos Trabalhadores ajudaram a preencher o salão: a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participaram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antônio Amaro.

O presidente Lula (PT) também esteve presente, mas ele e Janja desistiram do evento após meia hora, devido ao esvaziamento.

VEJA TAMBÉM:

Evento buscava doações a fundo ambiental

O principal objetivo de Janja e Lula era buscar investimentos para o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A meta é arrecadar R$ 125 bilhões, que seriam devolvidos com lucro aos investidores no futuro. O evento, porém, reuniu apenas líderes sem poder de investimento, como o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

O coquetel tinha luzes em azul e violeta, além de telões com imagens de ribeirinhos, da floresta amazônica e de elementos da cultura paraense. Foram servidos oito tipos diferentes de drinque, além de peixes típicos da Amazônia.

A COP 30 começa oficialmente nesta segunda-feira (10). Antes disso, a chamada "pré-cop" reúne os líderes para painéis temáticos sobre a preservação do meio ambiente. Lula aproveitou o evento preparatório para declarar oficialmente lançado o TFFF. Agora, o desafio é obter financiamento para a ideia.