Lula diz que PL Antifacção enfraquece combate ao crime
Em publicação na rede social X, o presidente afirmou que ‘trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei Antifacção, afirmando que a forma atual do texto “enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica”. Em publicação na rede social X, o presidente afirmou que “trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei”. Também reforçou que o compromisso do Governo do Brasil é fortalecer as ações da Polícia Federal, ponto que a base tem criticado muito em relação ao texto aprovado na noite da última terça-feira pela Câmara dos Deputados.
O argumento é de que o texto enfraqueceria o poder da Polícia Federal e limitaria a sua atuação no combate ao crime organizado. O presidente também falou sobre o Senado, que agora analisa o projeto. “É importante que prevaleça, no Senado, o diálogo e a responsabilidade na análise do projeto para que o Brasil tenha de fato instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas”, escreveu.
Precisamos de leis firmes e seguras para combater o crime organizado. O projeto aprovado ontem pela Câmara alterou pontos centrais do PL Antifacção que nosso governo apresentou. Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2025


