Merz critica Belém após COP30 e diz que jornalistas ficaram ‘felizes’ em voltar à Alemanha
Em discurso no Congresso Alemão do Comércio, chanceler usou a experiência na capital paraense como exemplo para exaltar as qualidades de seu país e pedir a defesa do modelo econômico e democrático
O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, fez comentários desfavoráveis sobre Belém (PA) ao relatar sua experiência durante a Cúpula de Líderes, evento preparatório para a COP30, ocorrido entre 6 e 7 de novembro. Durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, Merz afirmou que a comitiva de jornalistas que o acompanhou ficou “contente” em retornar à Alemanha após a agenda no Brasil.
Em uma fala direcionada a empresários do setor varejista, o chanceler exaltou as qualidades da Alemanha e, para ilustrar seu ponto de vista, usou a recente viagem à capital paraense como contraponto. “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, relatou Merz. “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, complementou.
A declaração foi proferida enquanto Merz pedia aos presentes que valorizassem o ambiente social e de negócios da Alemanha, que classificou como “um dos países mais bonitos e livres do mundo”. Segundo o chanceler, cujo discurso foi transcrito e disponibilizado pelo governo alemão, é uma tarefa coletiva defender a nação. “Vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica”, disse ele, enfatizando a proteção do sistema alemão contra “inimigos internos e externos”.
O congresso foi organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), a principal federação do varejo na Alemanha, e pelo instituto de pesquisa EHI Retail Institute. As falas de Merz foram reportadas inicialmente pela agência de notícias alemã Deutsche Welle (DW).

