Zucco e Gilberto, anterior e atual líder da oposição na Câmara.
Zucco e Gilberto, anterior e atual líder da oposição na Câmara. (Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados;)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) é o novo líder da oposição na Câmara. O ocupante anterior do posto, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), passou oficialmente a liderança ao parlamentar nesta terça-feira (16).

"A passagem da liderança ao deputado Cabo Gilberto representa continuidade, não ruptura. A oposição segue unida, vigilante e preparada para os desafios que virão, especialmente com a aproximação de um novo ciclo eleitoral", disse o parlamentar.

Zucco recebeu a liderança do deputado federal Filipe Barros (PL-PR). Antes disso, era vice-líder. Com a passagem de bastão, a oposição tem seu primeiro líder da região Nordeste desde o início da legislatura.

VEJA TAMBÉM:

O deputado gaúcho aparece à frente em pesquisas para o governo do estado do Rio Grande do Sul. Uma pesquisa do Real Time Big Data obteve 27% de intenções de voto do parlamentar, contra 21% de Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT). A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 21 e 24 de novembro, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O sistema da Câmara aponta que Zucco não tem faltas registradas, não usa imóvel funcional nem recebe auxílio-moradia. O parlamentar possui passaporte diplomático, mas não há nenhuma viagem oficial registrada em seu nome. Seu gabinete emprega 17 pessoas e já gastou 93% da verba prevista (R$ 1,35 milhão).

Quanto à produção legislativa, o militar das Agulhas Negras já apresentou 2.339 propostas e relatou outras 11 em 2025. Sua carreira política começou no PSL, passando para o União Brasil, Republicanos e, agora, PL.

Cabo Gilberto possui situação semelhante: também não usa imóvel funcional nem recebe auxilio-moradia. Em seu gabinete, porém, possui mais assessores contratados, 29, com quase toda a verba de gabinete gasta (R$ 1, 45 milhão, 99,79% do total permitido). Em 2025, o cabo apresentou 1.352 propostas e relatou 31.