Alexandre Ramagem, durante oitivas da ação penal nº 2.668 (núcleo 1).
Alexandre Ramagem, durante oitivas da ação penal nº 2.668 (núcleo 1). (Foto: Ton Molina/STF)

Ouça este conteúdo

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) está trabalhando na criação de um curso online, a fim de manter sua subsistência nos Estados Unidos. A informação é de sua esposa, a advogada Rebeca Ramagem.

"Temos recebido milhares de mensagens de pessoas manifestando o desejo de nos ajudar financeiramente, e somos profundamente gratos a cada uma delas", disse Rebeca, em nota publicada em suas redes sociais nesta quinta-feira (18). Antes disso, ela falou sobre o bloqueio de suas contas bancárias, o que classificou como "injusto, desumano, ilegal e inconstitucional."

Rebeca não trouxe detalhes sobre o conteúdo do curso. Alexandre Ramagem é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e tem experiência no combate ao crime organizado, tendo atuado inclusive na operação Lava Jato. Sua esposa promete um conteúdo "sério, relevante e transformador, e com um valor acessível, pensado para caber na renda de todos."

VEJA TAMBÉM:

Relembre o caso Ramagem

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi condenado a 16 anos de prisão por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ramagem, no entanto, saiu do Brasil antes do trânsito em julgado da ação penal nº 2.668 (núcleo 1). A Justiça brasileira considera o ex-parlamentar como foragido.

Como parte da condenação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes mandou a Câmara declarar a perda de mandato do ainda deputado do PL. A mesa diretora, então, cumpriu a decisão, após uma tensão envolvendo a cassação da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Na mesma ocasião em que cassou Ramagem por ordem do STF, a mesa diretora declarou que o ainda deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) havia atingido o número máximo de faltas permitidas e, com isso, também cassou seu mandato.