Definitivamente, o ano de 2025 encerra-se com um cenário movimentado por fatos políticos que causaram impacto e influência no país. Afinal, o período foi pautado por debates sobre o equilíbrio fiscal, operações da Polícia Federal em órgãos públicos e embates institucionais entre os poderes. Portanto, para examinar os principais acontecimentos dos últimos 12 meses e analisar o impacto para o país, o programa Sem Rodeios realiza, uma Retrospectiva Especial.

Além disso, o time de comentaristas não se limita apenas à economia, mas analisa temas que influenciaram a dinâmica política. Por exemplo, a posse de Donald Trump nos Estados Unidos e seus reflexos na diplomacia brasileira. Além disso, a decisão do STF em manter a ação penal contra Alexandre Ramagem e a saída do país de parlamentares como a deputada Carla Zambelli. Ainda nesse contexto, estarão em pauta a licença do mandato anunciada pelo deputado Eduardo Bolsonaro e, sobretudo, as recentes manifestações populares que pedem a anistia aos presos do 8 de janeiro

E ainda nessa edição do programa Sem Rodeios:

Orçamento e o bloqueio de recursos do "Pé-de-Meia"

Um dos focos da análise econômica será a gestão fiscal do governo. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o bloqueio de R$ 6 bilhões do programa "Pé-de-Meia". A justificativa é de que os valores não estavam previstos no Orçamento regular. A medida gerou discussões no Congresso sobre a responsabilidade fiscal e motivou a oposição a articular novos pedidos de impeachment, comparando o caso às manobras fiscais de gestões anteriores.

Operação da Polícia Federal no INSS

A segurança dos dados e recursos previdenciários também é destaque. A Polícia Federal deflagrou a Operação "Sem Desconto" para investigar descontos associativos não autorizados nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. As apurações indicam movimentações suspeitas estimadas em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, fato que resultou no afastamento de servidores e dirigentes da autarquia e impactou os índices de aprovação do Executivo.+2

Decisões judicias, políticas e plataformas digitais

O programa também discutirá a relação entre o Judiciário e as redes sociais no Brasil. O tema volta à tona com a suspensão das atividades da plataforma de vídeos Rumble no país, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do (STF). A decisão, baseada no descumprimento de ordens judiciais e alegações de incitação a atos antidemocráticos, levanta debates sobre a liberdade de expressão.

O programa Sem Rodeios começa às 13h30 no canal do YouTube da Gazeta do Povo. Não perca!