O Bolsa Família se agigantou desde a pandemia: o valor médio mais que triplicou e o número de famílias atendidas teve forte aumento
O Bolsa Família se agigantou desde a pandemia: o valor médio mais que triplicou e o número de famílias atendidas teve forte aumento. (Foto: Roberta Aline/MDS)

Tem colega meu que acha que quem ganha pouco é venal, que está à venda. Vi comentários dizendo: “Olha, o Lula vai subir nas pesquisas a partir de fevereiro, a partir do carnaval, porque é quando entra em vigor a isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais e a redução do imposto, na fonte, para quem ganha de cinco mil a sete mil e quinhentos”. Gente, vocês estão dizendo que a pessoa vai se vender por trinta moedas, trinta dinheiros? Assim como a gente que acha que é uma tentativa de compra de votos, a mancheias de favores, o Bolsa Família.

Tem gente no Bolsa Família há mais de quinze anos. Tem gente no Bolsa Família há mais de dez anos. Isso é o fracasso do Bolsa Família, porque o programa deveria ser uma porta de saída do problema. A pessoa ganha um emprego porque adquiriu uma atividade, uma profissão, uma qualificação. Se não tem, é preciso qualificá-la e oferecer emprego.

Em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o prefeito está fazendo exatamente isso, sob a rejeição de gente do governo federal. É incrível como os pensamentos estão deturpados. Eu culpo a escola, porque há pais horrorizados dizendo que estão perdendo os filhos para a escola.

A escola deveria ser uma fonte de luz, de saber, de ensinar a pensar, de ensinar a ser curioso, de pensar por si próprio, para descobrir as próprias verdades. Não é isso? Mas há gente achando que todo mundo vai se vender. Se for assim, meu Deus do céu, os votos já estão todos comprados. Se a gente olhar, há treze estados em que existem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada. É uma tragédia.

Novo ministro

Deve haver posse, nesta semana, do novo ministro do Turismo. Celso Sabino, depois de trair milhares de eleitores e o próprio partido, está voltando para a Câmara. Agora pegaram um nome da Paraíba. Deve ser um grande entendido em turismo, já que foi secretário de Turismo da Paraíba, nomeado pela própria mãe. E quem o escolheu agora como ministro do Turismo foi o pai, que falou com o presidente do União Brasil. Pessoas da Paraíba me disseram que isso ainda vai dar problema, porque ele é dono de escolas no estado e enfrenta questões com professores, com a Justiça do Trabalho, uma série de problemas. Estou apenas transmitindo o que me relataram.

Bolsonaro

Queria falar também, mais uma vez, que Moraes não concedeu prisão domiciliar a Bolsonaro, mesmo com nove comorbidades. Autorizou a cirurgia, mas determinou que a Polícia Federal, por meio de seus peritos, verificasse se havia realmente necessidade e urgência. Ainda assim, não autorizou a ida para casa, sob o argumento de que a prisão fica mais perto do hospital do que a residência dele. É um argumento quase geográfico, de Waze ou Uber. E, de fato, o DF Star fica mais perto. Tem sempre congestionamento, mas uma ambulância faz o trajeto em cerca de cinco minutos.

VEJA TAMBÉM:

Heroísmo

Para encerrar, aquele sujeito que impediu a continuidade da matança em uma praia de Sydney – quando dois homens, com uma bandeira do Estado Islâmico, estavam atacando pessoas - veio por trás de um carro e agarrou o homem armado com um fuzil. Ele levou vários tiros no braço e na mão, pode até perder o braço, mas recebeu a mais alta condecoração por bravura, a Cruz do Valor, concedida pelo governo australiano e pelo chefe de Estado da Austrália, o rei Charles. O rei Charles, pessoalmente, telefonou para cumprimentá-lo pelo ato de bravura. Além disso, Bill Ackman, investidor bilionário, deu a ele um cheque de 99.999 dólares.