Terminal Princesa Isabel será realocado para Estação da Luz em novo centro de SP

Com leilão previsto para sexta-feira (28), próximas etapas, em 2026, são desapropriações e demolições

  • Por Beatriz Manfredini
  • 21/11/2025 08h45 - Atualizado em 21/11/2025 08h46
Rovena Rosa/Agência Brasil Vista externa da Estação da Luz, em São Paulo Estação da Luz funcionará junto com o terminal de ônibus Princesa Isabel; eles serão uma espécie de grande terminal

O terminal de ônibus Princesa Isabel, localizado na região de Campos Elíseos, no centro da capital paulista, será realocado para funcionar junto com a Estação da Luz, de trem e metrô. Juntos, os dois serão uma espécie de grande terminal – que vai funcionar na nova sede do centro administrativo de São Paulo.

Em março de 2024, a Prefeifura de São Paulo oficializou a doação do terreno do Terminal Princesa Isabel para o governo do Estado, justamente visando a revitalização da região. A gestão Tarcísio decidiu, então, derrubar o terminal atual e reconstruí-lo. O objetivo é dar espaço para a construção de uma esplanada que abrigará prédios de secretarias, lojas e restaurantes, com livre circulação de público.

Segundo o secretário de Projetos Estratégicos do governo de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, responsável pelo projeto, a transferência do terminal só ocorrerá após o novo espaço estar em operação para não prejudicar a população que utiliza os ônibus. A coluna procurou a Prefeitura sobre o assunto, mas a gestão disse que não vai se pronunciar.

Outras mudanças

Entre as alterações na paisagem, também está sendo construído um anexo de vidro próximo ao Palácio dos Campos Elíseos. O local deve abrigar a Casa Militar, já que o Palácio é o ponto principal do novo Centro. Há também previsão de um prédio construído apenas para a Polícia Militar e, no próprio Palácio, mobílias originais estão sendo restauradas para que o governador do Estado possa receber visitas oficiais.

Nova sede avança

A partir da semana que vem, com o leilão na Bolsa de Valores marcado para sexta-feira (28), o projeto avança. As próximas etapas, já em 2026, são a realocação de 650 famílias que vivem na região e o início das demolições. Até o momento, cerca de 3 consórcios demonstraram interesse na PPP (parceria público-privada) da nova sede do governo paulista.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Afif afirmou que o Estado oferecerá unidades habitacionais para a população de baixa renda. O processo de desapropriação ficará sob responsabilidade da concessionária que vencer o leilão.

A gestão estadual também já iniciou o restauro de 16 prédios históricos no local. A partir de 2027, as obras têm início, com duração de 3 anos. A mudança completa da estrutura administrativa para o Palácio dos Campos Elíseos será em 2030.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.