
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (21) que conversará com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em um "futuro não muito distante".
As declarações foram feitas em entrevista ao comentarista político Brian Kilmeade, da emissora Fox News. O republicano evitou dar detalhes sobre os assuntos que pretende conversar com o líder chavista.
No entanto, a hipótese de diálogo surge em meio ao aumento das tensões no Caribe, onde os Estados Unidos mantêm uma ampla mobilização militar, inclusive com o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, que chegou à região nesta semana.
Trump já havia sinalizado nos últimos dias que está disposto a conversar diretamente com Maduro, que também demonstrou disposição em falar com Washington.
O presidente americano disse à Fox que tem "algo muito específico" para falar com o ditador chavista.
Apesar da falta de detalhes sobre o que os dois líderes conversarão, os Estados Unidos têm aumentado a pressão sobre a Venezuela.
No domingo passado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que designará o Cartel de los Soles, que o governo americano vincula a Maduro, como organização terrorista estrangeira (FTO na sigla em inglês) a partir do dia 24.
Além disso, o New York Times revelou nesta semana que Trump autorizou novas ações secretas para derrubar o regime ditatorial da Venezuela.