bbc
A sede da BBC, em Londres; emissora está envolvida em escândalo sobre edição de discurso de Donald Trump. (Foto: Andy Rain/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com uma ação judicial nesta segunda-feira (15) contra a emissora britânica BBC, acusando a empresa de difamação pela edição de seu discurso feito em 6 de janeiro de 2021. O conteúdo editado foi utilizado em um documentário exibido pouco antes da eleição presidencial de 2024.

A ação foi apresentada em um tribunal federal na Flórida e, segundo a mídia americana, Trump pede uma indenização de pelo menos US$ 5 bilhões. A medida ocorre semanas após a emissora pedir desculpas publicamente pelo caso.

Trump sustenta no processo que a BBC produziu uma representação falsa de sua fala ao editar trechos do discurso feito em 2021. O material foi exibido em um documentário do programa Panorama e foi disponibilizado para o público uma semana antes da eleição presidencial de 2024.

A controvérsia envolvendo a edição da fala de Trump no documentário provocou uma crise interna na BBC, que culminou na saída de diretores importantes. Antes de recorrer à Justiça, advogados do presidente americano enviaram uma carta à BBC exigindo retratação, pedido formal de desculpas e compensação financeira, sob a ameaça de um processo por difamação no valor de US$ 1 bilhão. A BBC até emitiu um pedido público de desculpas ao presidente, mas disse que não pagaria qualquer indenização, o que levou à abertura da ação judicial.

VEJA TAMBÉM: