
Ouça este conteúdo
A Câmara dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira (12) um projeto de lei para financiar o Executivo, dando fim a um impasse que durava desde o começo de outubro.
A Casa Branca informou que o presidente Donald Trump assinará ainda hoje esta lei, o que dará fim à mais longa paralisação do governo americano – nesta quarta-feira, o shutdown está no seu 43º dia.
Foram 222 votos a favor da proposta e 209 contrários. A lei aprovada hoje garante o financiamento provisório do governo federal dos EUA até 30 de janeiro, mas espera-se que a disputa entre republicanos e a oposição democrata até lá seja menos acirrada, porque o projeto prevê financiamento para algumas agências-chave até o final do ano fiscal de 2026, que termina em 30 de setembro.
A aprovação já era esperada porque o projeto precisava apenas de maioria simples na Câmara, de maioria republicana, ao contrário do que ocorreu no Senado americano, onde houve um impasse de seis semanas porque eram necessários pelo menos 60 votos para a proposta avançar.
Isso exigia que ao menos parte dos democratas acompanhasse a proposta, o que finalmente aconteceu na segunda-feira (10), quando oito senadores da oposição votaram a favor do projeto de lei em troca do compromisso de que a prorrogação de subsídios do programa Obamacare (para que famílias de baixa renda paguem planos de saúde) seja votada no Congresso em breve.
Devido à falta de uma lei de financiamento do governo federal, apenas serviços essenciais estão em funcionamento desde 1º de outubro.


