Ciclone extratropical traz instabilidade para diversas regiões do Brasil
Em algumas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o sistema intensifica as instabilidades, com pancadas fortes e rajadas que podem ultrapassar 100 km/h
O final de semana deve ser marcado por clima instável e temporais intensos influenciados por um ciclone extratropical que começou a se formar no Sul do Brasil na sexta-feira (7). A seguir, confira detalhes sobre a previsão do tempo e saiba quando as chuvas devem dar uma trégua. As informações são da Climatempo.
Previsão do tempo para sábado (8) e domingo (9)
Neste sábado (8), o Sul do país deve ser afetado por chuvas e ventos fortes, principalmente no litoral e em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As chuvas devem diminuir ao longo do dia, mas o mar segue agitado. No Sudeste, o tempo também deve ficar instável. Em algumas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o sistema intensifica as instabilidades, com pancadas fortes e rajadas que podem ultrapassar 100 km/h.
No Centro-Oeste, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar temporais. No Nordeste, chove no oeste e sul da Bahia e em parte do Piauí e Maranhão. No Norte, há pancadas isoladas em vários estados, ganhando força à tarde, especialmente no Pará, Rondônia e Acre.
O tempo fica mais estável a partir de domingo, quando chega uma massa de ar polar. No litoral, ainda pode chover. As temperaturas ficam amenas no leste e altas no interior. No Sudeste, o tempo segue instável, com chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, e risco de temporais em áreas mineiras. No Centro-Oeste, Goiás e Mato Grosso continuam com pancadas, enquanto Mato Grosso do Sul tem tempo firme e quente. No Nordeste, chove na Bahia e em partes do Piauí e Maranhão. No Norte, o Amazonas, Acre e Rondônia registram chuvas fortes e temporais, enquanto Tocantins segue mais seco e quente.
*Com apuração de Camila Yunes