‘Segurança pública é uma pauta suprapartidária e uma urgência nacional’, diz Motta
O presidente da Câmara dos Deputados disse já ter lido o relatório de Derrite (PL-SP), relator do PL antifacção, e defendeu a soberania do plenário, onde ‘o debate será amplo, transparente e democrático’
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste sábado (8) que a segurança pública é uma “pauta suprapartidária e uma urgência nacional”. Em publicação no X, antigo Twitter, o parlamentar destacou que pretende conduzir as discussões do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado com “amplitude, transparência e respeito ao regimento”, reforçando a importância de um debate que una governo, Congresso e sociedade.
Motta disse já ter lido o relatório do deputado Capitão Derrite (PL-SP), relator da proposta, e elogiou o texto por “preservar avanços do projeto do Governo Federal e endurecer as penas contra o crime”. Segundo ele, o plenário da Câmara será soberano na deliberação sobre o tema.
O presidente da Casa defendeu que a segurança deve estar acima de divisões políticas. “O país pode divergir em muitas coisas, mas na defesa da vida e da segurança, o Brasil precisa andar junto. Quando o tema é segurança, não há direita nem esquerda, há apenas o dever de proteger”, afirmou.
Motta também destacou que o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado pode representar um ponto de convergência nacional. “Acredito que com o Marco Legal o Brasil encontrou um ponto de unidade. É hora de colocar todos na mesma mesa — governo, Congresso e sociedade — e, com a maturidade que o país exige, trabalhar juntos por um projeto que una o Brasil no que realmente importa: garantir segurança à nossa sociedade”, concluiu.
Segurança pública é uma pauta suprapartidária e uma urgência nacional. Trabalharei para que a Câmara entregue ao país o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado.
Li o relatório do deputado @derritesp, que preserva avanços do projeto do Governo Federal e endurece as penas…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) November 8, 2025
