EUA atacam embarcações no Pacífico e matam ao menos oito pessoas
Desde setembro, o Exército americano realizou mais de 30 ataques deste tipo contra o que afirma serem botes usados para contrabandear drogas aos Estados Unidos
O Exército dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira (31) que oito pessoas morreram em ataques contra três embarcações supostamente utilizadas pelo narcotráfico em águas internacionais, elevando para ao menos 115 o número de mortos em uma ofensiva que, segundo Washington, combate o transporte de narcóticos.
Na terça-feira, “três embarcações do narcotráfico que viajavam em comboio” foram atacadas em “águas internacionais”, afirmou em um comunicado no X. “Três narcoterroristas a bordo da primeira embarcação foram abatidos no primeiro enfrentamento. Os narcoterroristas restantes abandonaram as outras duas embarcações, saltando pela borda e se afastando antes que enfrentamentos posteriores afundassem suas respectivas embarcações”, indicou.
Junto com o comunicado oficial, publicado na rede X, um vídeo mostrava três botes que navegavam juntos no mar. Em seguida, uma série de explosões os atingiam. O comando não apresentou provas de que se tratava de narcotraficantes. A localização exata dos ataques não foi informada de imediato. Ataques prévios ocorreram no Caribe ou no Pacífico Oriental.
On Dec. 31, at the direction of @SecWar Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on two vessels operated by Designated Terrorist Organizations. Intelligence confirmed the vessels were transiting along known narco-trafficking routes and… pic.twitter.com/4AE5u4cEff
— U.S. Southern Command (@Southcom) January 1, 2026
O Exército disse que havia notificado a Guarda Costeira para “acionar o sistema de Busca e Resgate”, sem oferecer mais detalhes sobre o destino dos que estavam a bordo dos outros botes. Horas depois, o Comando Sul emitiu um segundo comunicado sobre ataques contra outras duas embarcações realizados na quarta-feira, nos quais cinco pessoas morreram. Novamente, não estava claro onde ocorreram os ataques.
Desde setembro, o Exército americano realizou mais de 30 ataques deste tipo contra o que afirma serem botes usados para contrabandear drogas aos Estados Unidos, sem fornecer nenhuma evidência concreta de que as embarcações atacadas estivessem envolvidas no tráfico.
*Com informações da AFP

