Frente fria vai provocar temporais no Sul do país; leia a previsão

Inmet emite alerta de grande perigo para estados da região Sul

  • Por Camila Yunes
  • 15/11/2025 07h00
Luciano Martins/Ato Press/Estadão Conteúdo Forte chuva causa alagamento em ruas da cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre RS - CHUVAS/RS/CANOAS/ALAGAMENTOS - GERAL - Forte chuva causa alagamento em ruas da cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), nesta quarta- feira, 18 de junho de 2025. A água inundou casas no bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos durante a enchente de 2024. Devido às chuvas no estado, duas pessoas morreram e uma está desaparecida. 18/06/2025

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de “grande perigo” para os três estados da região Sul e para o sul de Mato Grosso do Sul. O deslocamento de uma frente fria provocará chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo. Os temporais mais severos devem ocorrer entre o domingo e a segunda-feira.

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil Nacional convocou uma coletiva de imprensa para detalhar o cenário. De acordo com a meteorologista do Inmet Marcia Seabra, o deslocamento da frente fria provocará temporais que podem chegar até o sudeste. Na região, as tempestades podem atingir o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, onde o Instituto emitiu alerta de perigo.

A meteorologista do Inmet Marcia Seabra disse que não está descartada a ocorrência de tornados, no entanto, ponderou que a previsão desse tipo de fenômeno é impossível de ser feita com dias de antecedência e que os especialistas só conseguem precisar a formação de um tornado minutos antes.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, disse que as ações já estão sendo coordenadas e que os órgãos federais estão em contato com os estados e municípios.

No final de semana, ainda tem condição de pancadas em Mato Grosso e no oeste da região Norte. Já no nordeste, a chuva, de forma isolada, fica concentrada no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, enquanto no interior nordestino o tempo seco predomina, com umidade relativa do ar baixa.