COP 30: Marcha pelo clima volta a acontecer após três anos de interrupção
Expectativa é de que milhares de integrantes de movimentos sociais e ativistas ambientais participem do ato; programa deste sábado (15) também traz uma entrevista com a atriz paraense Dira Paes
Acontece neste sábado (15) na COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a Marcha pelo Clima, um evento tradicional, mas que não foi realizado nos últimos três anos pelo fato do encontro dos líderes em prol do meio ambiente ter sido realizado em países autoritários e não democráticos. A Marcha acontece um dia depois das manifestações de povos indígenas na entrada da Zona Azul. Nos primeiros dias da COP um grupo tinha invadido a Zona Azul para manifestar e entrado em confronto com os seguranças do local.
A expectativa é de que milhares de integrantes de movimentos sociais e ativistas ambientais participem do ato. O programa deste sábado, 15, também traz uma entrevista com a atriz paraense Dira Paes, que volta ao Estado para participar de sessões especiais de ‘Pasárgada’, filme que marca sua estreia na direção.
Durante a marcha, que traz como tema desse ano Lutar e Resistir contra os Predadores da Vida Disfarçados de Progresso, também é esperado atividades culturais como oficinas de estandartes e cartazes, bonecos infláveis gigantes com personagem do Comitê COP30 e o Cortejo Visagento, um desfile simbólico da cultura paraense que destaca figuras folclóricas como o Curupira, espírito guardião da floresta.
A Macha pelo Clima vai reunir integrantes da Cúpula dos Povos e da Cop das Baixadas, há expectativa de que representantes de organizações de todos os continentes marquem presença no evento. Ao final da marcha, uma carta da Cúpula dos Povos deverá ser lançada sintetizando uma série de reivindicações, como demarcação de territórios tradicionais, necessidade de financiamento para uma transição justa rumo a uma economia de baixo carbono e ações efetivas para adaptação climática mitigação das emissões dos gases que causam o aquecimento global.
