
Ouça este conteúdo
A Gazeta do Povo conquistou o primeiro lugar na categoria jornalismo impresso/digital do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo, entregue nesta sexta-feira (12), em cerimônia realizada na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A reportagem vencedora, "Imigrantes encontram em cooperativas brasileiras refúgio, emprego e dignidade para recomeçar", é assinada pela jornalista Juliet Manfrin e retrata a realidade de imigrantes e refugiados que encontraram no cooperativismo paranaense uma oportunidade de reconstruir a vida por meio do trabalho.
O trabalho mostra como estrangeiros vindos de países em crise, como Venezuela, Haiti, Ucrânia e regiões do Oriente Médio, passaram a atuar em agroindústrias e cooperativas do Paraná, que enfrentam escassez de mão de obra. Só na região Oeste do estado, onde vivem cerca de 10 mil imigrantes, eles já representam até 30% das equipes em alguns setores produtivos.
"É uma conquista que vai além de um prêmio, pois recontar essas histórias é acima de tudo um respeito ao nosso passado. Há poucas gerações atrás, todos éramos imigrantes", diz Juliet Manfrin.
"São pessoas reiniciando a vida em lares distantes dos seus, da sua língua, da sua cultura. Essas histórias de reconquista são um lembrete de que todos merecemos a chance de recomeçar, sempre", complementa ela.
Ao todo, 124 trabalhos foram inscritos na edição de 2025 do prêmio, dos quais 14 chegaram à fase final, segundo a Ocepar. Além da categoria impresso e digital, a premiação também contempla radiojornalismo, telejornalismo e mídia corporativa, além dos prêmios especiais Crédito e Unimed.
A reportagem vencedora já havia sido reconhecida anteriormente como Destaque Oeste no 10º Prêmio de Jornalismo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), também neste ano, reforçando o alcance e a relevância do trabalho jornalístico desenvolvido pela Gazeta do Povo.
O Prêmio Ocepar de Jornalismo chega à sua 17ª edição com o objetivo de valorizar reportagens que abordem o cooperativismo paranaense e seu impacto econômico e social no estado.


