Janja rebate Zezé Di Camargo e acusa cantor de "machismo" após críticas ao SBT
Primeira-dama defendeu filhas de Silvio Santos após críticas de Zezé Di Camargo. Na imagem: Janja e Lula durante o lançamento do SBT News. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

A primeira-dama Janja Lula da Silva rebateu nesta segunda-feira (15) as críticas feitas por Zezé Di Camargo ao SBT. O cantor acusou o canal de estar se “prostituindo” por convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para o lançamento do SBT News.

A emissora é comandada pelas seis filhas e pela viúva de Silvio Santos, que morreu em agosto do ano passado. Janja disse que “o cantor sertanejo” foi “misógino” e “machista” ao acusar as filhas de Silvio Santos de “prostituir” o SBT.

"Falar que as filhas de Silvio estão 'prostituindo' ao convidar e dar voz ao presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós", afirmou a primeira-dama nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

O lançamento do SBT News ocorreu na última sexta-feira (11), no mesmo dia da retirada de Moraes e de sua esposa da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos. Bem-humorado, o ministro tietou o ex-jogador Ronaldo, agradeceu o “empenho” do presidente para reverter a sanção americana e foi aplaudido pela plateia.

Lula comemorou a "vitória" de Moraes e afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, deu um presente de aniversário ao ministro, que fez 57 anos no dia seguinte. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Zezé criticou as filhas de Silvio Santos e pediu que seu especial de Natal não fosse exibido pelo SBT. A atração estava prevista para ir ao ar nesta quarta-feira (17).

“Eu não quero decepcionar as pessoas que pensam diferente. Se puderem fazer um favor para mim, tirem meu especial do ar. A partir do momento em que as pessoas pensam diferente do que o pai [Silvo Santos] pensava, do que grande parte do Brasil pensa, do que eu penso, para mim não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo, amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão, desculpem, se prostituindo”, afirmou o cantor.

Para Janja, são “pensamentos e discursos como esse, que ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país”. Ela destacou que “ter autoridades locais e nacionais em um lançamento tão importante para a imprensa brasileira simboliza tudo o que o próprio Silvio Santos sempre destacou: ‘O jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito’”.

“E tenho certeza que, respeitosamente, suas filhas, sua esposa e seu genro continuarão o legado de Silvio com responsabilidade e brilho, seguindo seu propósito como comunicador e o orgulhando onde quer que ele esteja. Parabenizo o SBT News e todas e todos que contribuem para um jornalismo cada vez mais sólido e plural no Brasil”, concluiu Janja.

Após as críticas de Zezé, presidente do SBT divulga carta aberta

A presidente do SBT, Daniela Beyruti divulgou uma carta aberta e reforçou que o lançamento do SBT News refletiu a “pluralidade e o respeito a todas as instituições”, com representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.

"Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto", disse Daniela.

A emissora que, inicialmente, manteve o especial de Natal do cantor na programação, voltou atrás e decidiu não exibir o programa.

VEJA TAMBÉM: