Jeannette Jara x José Antonio Kast: conheça os favoritos à presidência do Chile

Cerca de 15,6 milhões de eleitores estão convocados às urnas; essa é a primeira vez na história do Chile que o voto será obrigatório, com uma multa de até 100 dólares (R$ 527, na cotação atual)

  • Por Sarah Américo
  • 16/11/2025 09h37
RODRIGO ARANGUA / AFP Jeannette Jara e José Antonio Kast Candidatos à presidência do Chile: Jeannette Jara (à esquerda) e osé Antonio Kast (à direita), do Partido Republicano

Cerca de 15,6 milhões de eleitores estão convocados às urnas para votar no novo presidente do Chile neste domingo (16). As pesquisas apontam a candidata de esquerda, Jeannette Jara, à frente, contudo, não tem vantagem suficiente para vencer em primeiro turno, o que levaria a uma segunda rodada de votação, contra o segundo colocado o ultradireitista José Antonio Kast, que se apresenta como um aliado próximo de Trump, cuja influência na América Latina está em ascensão. Essa é a primeira vez na história do Chile que o voto será obrigatório, com uma multa de até 100 dólares (R$ 527, na cotação atual).

Atrás dos dois principais candidatos estão outros dois candidatos de direita, Johannes Kaiser e Evelyn Matthei. As pesquisas estão suspensas desde 2 de novembro, contudo, os últimos registros mostraram que em um possível segundo turno, que leva a melhor, é Antonio Kast, pois somaria os votos dos outros três candidatos de direita: Evelyn Matthei, Johannes Kaiser e Franco Parisi.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Quem é Jeannette Jara? 

Jeannette Jara

Jeannette Jara, da coalizão Unidad por Chile, durante seu comício de encerramento de campanha em Valparaíso, Chile, em 13 de novembro de 2025 │RODRIGO ARANGUA / AFP

Nascida em El Cortijo, um bairro pobre do norte de Santiago, Jeannette Jara estudou administração pública e direito, e foi líder estudantil. Milita no Partido Comunista desde os 14 anos, lidera uma ampla aliança de centro-esquerda. Seus seguidores destacam seu carisma e estilo aberto ao diálogo. “O Chile é igual a uma família. Nem todos pensam igual, nem todos se amam igual, mas nem por isso deixa de ser família”, gosta de repetir em suas intervenções.

Na juventude teve diversos trabalhos, inclusive a colheita de frutas. Jara surgiu como opção presidencial depois de que, como ministra do Trabalho do presidente Gabriel Boric, conseguiu reduzir a jornada semanal de 45 para 40 horas e liderou a reforma do sistema privado de pensões. A candidata comunista assumiu uma agenda contra o crime e de maiores controles migratórios, mais própria da direita. “O tema da segurança pública será prioritário desde o primeiro dia”, afirmou Jara na televisão.

Quem é José Antonio Kast?

jose antonio kast

José Antonio Kast, do Partido Republicano, durante seu comício de encerramento de campanha em Concepción, Chile, também em 13 de novembro │RODRIGO ARANGUA / AFP

Advogado de 59 anos, Kast é filho de um ex-soldado do Exército nazista e irmão de um ex-ministro do ditador Augusto Pinochet (1973-1990). Em 2019, fundou uma força de extrema-direita à sua imagem e semelhança, o Partido Republicano, que conduz com uma mistura de “simpatia pessoal” e um “forte controle”.Kast sempre aparece vestindo um terno impecável, camisa branca e gravata. Esta é sua terceira campanha. Sua proposta se resume na luta implacável contra o crime e os imigrantes irregulares.

Admirador de Pinochet, deixou de lado desta vez temas como sua rejeição ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Admitiu que possui um revólver de cinco tiros e que quer aumentar o poder de fogo da polícia. Em um ato aberto de campanha, fez seu discurso protegido por um vidro blindado. Kast faz contagem regressiva para os dias que faltam para concretizar seu plano de expulsão de imigrantes em situação irregular sob seu eventual governo. “Se não o fizerem voluntariamente, vamos procurá-los” para expulsá-los, ameaça.