Vulcão Sakurajima entra em erupção no Japão, lança colunas de cinzas de 4,4 km e voos são cancelados
Agência alertou que o material vulcânico poderia ser dispersado em um raio de até 5 quilômetros ao redor do local das erupções, representando um risco para a área circundante
O vulcão Sakurajima, localizado no sul do Japão, entrou em erupção na madrugada deste domingo (16) provocando a emissão de uma intensa coluna de cinzas e fumaça que alcançou 4,4 quilômetros de altura. A Agência Meteorológica do Japão confirmou uma série de erupções, com a mais forte ocorrendo às 00h56, no horário local. Outras erupções subsequentes geraram colunas de fumaça de 3,7 km e 2,5 km.
A agência alertou que o material vulcânico poderia ser dispersado em um raio de até 5 quilômetros ao redor do local das erupções, representando um risco para a área circundante. A agência local de meteorologia WNI também destacou que essa foi a primeira vez desde julho de 2024 que o vulcão gerou uma coluna de cinzas superior a 4,4 quilômetros de altura.
Sakurajima tem apresentado alta atividade vulcânica em 2024, com um total de 302 erupções registradas até agora, das quais 148 foram explosões vulcânicas, segundo dados da WNI. Devido à erupção, o Aeroporto de Kagoshima, a cidade mais próxima do vulcão, cancelou 40 voos internacionais e domésticos. No entanto, não há registros de feridos ou danos a edifícios até o momento. As autoridades continuam monitorando a situação de perto, e novas orientações devem ser emitidas conforme a evolução do fenômeno.
