Seis meses antes de mortes por metanol em SP, entidade alertava para fraude em 36% das bebidas alcoólicas no Brasil.
Polícia desmantelou grupo e fechou fábrica clandestina de bebidas adulteradas em Itu. (Foto: Unsplash)

Ouça este conteúdo

A Polícia Civil de São Paulo desarticulou um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas em Itu (SP) e prendeu dez pessoas em flagrante. A operação, realizada ocorreu após investigação da Deic de Sorocaba, que identificou um galpão no bairro Jardim Paraíso usado pela quadrilha para adulterar produtos.

Segundo a polícia, o grupo comprava bebidas de baixo custo, aplicava rótulos e tampas de marcas conhecidas e revendia os itens como se fossem originais. No momento da ação, na sexta-feira (14), os agentes flagraram a chegada de um caminhão com carga destinada à adulteração. Dentro do galpão, foram apreendidas garrafas já falsificadas, grande quantidade de rótulos, tampas e outros materiais usados no esquema.

Os detidos vão responder por associação criminosa, uso ilícito de marcas e adulteração de produtos — crimes previstos na Lei de Propriedade Industrial e no Código de Defesa do Consumidor. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos, e os presos permanecem à disposição da Justiça.

VEJA TAMBÉM: