Diogo Moreira é campeão da Moto2 e conquista título inédito para o Brasil
Piloto carregou a bandeira do Brasil, vestiu uma camisa amarela em homenagem à seleção brasileira e fez embaixadinhas com uma bola, celebrando seu feito com os fãs
O brasileiro Diogo Moreira é o novo campeão mundial da Moto2, categoria intermediária da motovelocidade. Com uma vantagem de 24 pontos na classificação antes da última etapa, disputada no circuito Ricardo Tormo, em Cheste, na Espanha, Moreira garantiu o título ao terminar a corrida em 11º lugar, com 286 pontos, 29 à frente de seu único concorrente, o espanhol Manuel González.
A vitória no campeonato é histórica, pois Diogo Moreira se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de motovelocidade em qualquer categoria. Além disso, ele protagonizou a maior reação da história da Moto2, recuperando 61 pontos de desvantagem após o GP da França, em uma sequência impressionante de corridas.
Bastante emocionado após o fim da prova, Diogo carregou a bandeira do Brasil, vestiu uma camisa amarela em homenagem à seleção brasileira e fez embaixadinhas com uma bola, celebrando seu feito com os fãs. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Só tenho de agradecer a todos tanto por este ano quanto pelo ano passado, aproveitar o momento e pensar no ano que vem”, disse o campeão.
A última corrida foi mais estratégica do que agressiva. Sem a pressão de conquistar uma vitória para assegurar o título, Moreira fez uma corrida conservadora, focando em evitar quedas e garantir a chegada à linha de chegada. Mesmo com González à sua frente, na sexta posição, o brasileiro se manteve cauteloso, sabendo que a corrida poderia ser imprevisível, especialmente com os pilotos sem nada a perder no pelotão.
As chances de González, seu único adversário pelo título, começaram a se esvair quando o espanhol cometeu um erro e perdeu posições importantes. A dez voltas do fim, González foi ultrapassado por Collin Veijer e logo perdeu mais dois lugares, para Albert Arenas e Filip Salac. A cinco voltas do fim, Moreira ultrapassou González, que abandonou a corrida com problemas no pneu de sua moto. A partir desse momento, o título já estava garantido para o brasileiro.
Embora o resultado final da corrida não tenha mudado sua classificação no campeonato, o brasileiro fez questão de finalizar a prova, terminando em 11º lugar. Izan Guevara venceu a corrida após uma dura batalha com Daniel Holgado, enquanto Iván Ortola completou o pódio.
Com apenas 21 anos, Diogo Moreira se tornou um dos maiores nomes do motociclismo brasileiro. Ele estreou profissionalmente na Europa em 2019 e, em 2026, fará história novamente ao se tornar o primeiro brasileiro a competir na MotoGP desde Alexandre Barros, em 2007. Moreira será companheiro do experiente Johann Zarco na equipe Honda LCR Team.
A conquista deste título é um marco para o esporte no Brasil e uma prova do talento e da dedicação de Diogo Moreira, que agora se prepara para o maior desafio de sua carreira: a MotoGP.
*Com informações do Estadão Conteúdo
