Oscar recebe alta e deixa hospital após passar dias internado por alterações cardíacas
Em nota oficial, o São Paulo informou que o jogador ‘esteve estável e clinicamente bem durante todo o período internado’ e agora seguirá um período de repouso, conforme orientação médica
O meia Oscar, jogador do São Paulo, recebeu alta neste domingo (16) e retornou para sua casa após cinco dias de internação no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. O atleta, de 34 anos, havia sido internado na terça-feira (11) após passar mal durante exames físicos realizados pelo clube. De acordo com o São Paulo, Oscar passou por uma investigação médica detalhada e foi diagnosticado com um episódio de síncope vasovagal, uma condição que provoca desmaios devido à queda súbita da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
Em nota oficial, o São Paulo informou que o jogador “esteve estável e clinicamente bem durante todo o período internado” e agora seguirá um período de repouso, conforme orientação médica. “O atleta seguirá agora uma programação médica de repouso pelos próximos dias”, diz o comunicado do clube.
A síncope vasovagal é a causa mais comum de desmaios e ocorre quando o nervo vago reage de forma exagerada a certos gatilhos, como estresse ou dor, levando a uma queda repentina na pressão arterial e nos batimentos cardíacos. Oscar desmaiou durante os exames de pré-temporada para a temporada de 2026, quando foi rapidamente atendido pela equipe médica e encaminhado ao hospital.
Na quarta-feira (13), o jogador usou suas redes sociais para agradecer o apoio dos fãs e expressar otimismo. “Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser”, escreveu no Instagram. O meia, que está no São Paulo desde 2022 e possui contrato com o clube até 2027, enfrenta também uma série de lesões nos últimos meses, incluindo um problema recente na panturrilha esquerda. Ele não entra em campo desde julho e a expectativa era de que retornasse no clássico contra o Corinthians, previsto para a próxima quinta-feira, 20. Em 2025, Oscar disputou 21 partidas e marcou dois gols.
Após o ocorrido, há especulações sobre o futuro do jogador, com a possibilidade de aposentadoria sendo considerada. Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, falou sobre a situação do atleta: “Nesse momento, a única coisa que a gente pensa é que o Oscar esteja bem. A gente está nesse momento com uma única preocupação: que o Oscar fique bem.” O São Paulo agora espera a recuperação total de Oscar antes de tomar qualquer decisão sobre seu retorno ao time.

