Portugal garante vaga para Copa do Mundo; Kosovo e Irlanda vão para repescagem
Classificação da seleção lusa veio sem a participação de Cristiano Ronaldo, que não esteve presente no jogo porque foi expulso na rodada anterior contra a Irlanda
Sem Cristiano Ronaldo e com uma goleada, Portugal foi mais uma seleção que garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026. A classificação veio neste domingo (16) após vencer a Armênia por 9 a 1. Cristiano Ronaldo não esteve presente no jogo porque foi expulso na rodada anterior contra a Irlanda. Com os gols de Bruno Fernandes e João Neves, ambos marcando três gols cada, os portugueses não deram chances aos armênios, últimos colocados no Grupo F. O resultado colocou a seleção lusa com 13 pontos, na liderança do grupo, garantido o passaporte para o torneio.
Além da goleada, o jogo também foi marcado pela homenagem a Eusébio, com a seleção usando um uniforme preto em sua memória. A vitória amplia a confiança da equipe, que, após um desempenho abaixo do esperado contra a Irlanda, teve um começo arrasador e não sentiu falta do seu astro, que ainda aguarda julgamento no Comitê Disciplinar da FIFA, podendo ser suspenso por até três jogos por má conduta.
Irlanda conquista repescagem
A Irlanda teve que lutar até o último minuto para garantir sua vaga na repescagem. Em um jogo dramático em Budapeste, a seleção irlandesa virou para 3 a 2 contra a Hungria nos acréscimos, com três gols de Parrott, o último aos 50 minutos do segundo tempo. A vitória mantém viva a esperança de retorno à Copa do Mundo, algo que a Irlanda não conquista desde 2002. A Hungria, que vencia até os 43 minutos do segundo tempo, caiu para a terceira posição do grupo e não se classificará para o Mundial, continuando sua ausência desde 1986, ano em que disputou sua última Copa.
Kosovo faz história com a repescagem
Kosovo, por sua vez, garantiu uma vaga inédita na repescagem ao vencer a Eslovênia por 2 a 0, em Liubliana, e alcançar a vice-liderança do grupo com 10 pontos. Esta é a primeira vez que o país, que se tornou independente em 2008, assegura a oportunidade de disputar uma vaga em sua primeira Copa do Mundo. Mesmo sem pressão pela classificação direta, Kosovo pode terminar as Eliminatórias com um histórico feito.
Suíça Rumo à Copa do Mundo 2026
A Suíça deu um grande passo rumo à Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Suécia por 4 a 1 no sábado (15), em Genebra. Com a goleada, a seleção helvética manteve a liderança do Grupo B das Eliminatórias Europeias, com 13 pontos, invicta em cinco jogos (quatro vitórias e um empate) e um saldo de gols impressionante de +12. A classificação ainda precisa ser confirmada, mas para isso, a Suíça só precisará evitar uma derrota por seis gols de diferença contra Kosovo, na próxima terça-feira (19), em partida decisiva em Pristina.
Bélgica precisa vencer para se classificar
No Grupo J, a Bélgica não conseguiu a vitória que precisava para praticamente carimbar sua vaga na Copa de 2026. Em uma partida difícil contra o Cazaquistão, os “Diabos Vermelhos” empataram em 1 a 1 após saírem atrás no placar, com gol de Dastan Satpaev aos 9 minutos. O empate só veio no início do segundo tempo, com Hans Vanaken. Apesar da pressão, a virada não aconteceu graças a grandes defesas do goleiro cazaque Temirlan Anarbekov.
Com 15 pontos, a Bélgica lidera o grupo e ainda depende de uma vitória na última rodada contra Liechtenstein, lanterna do grupo, para garantir sua vaga direta. A Macedônia do Norte, com 13 pontos, ainda pode ultrapassar os belgas e forçar uma disputa mais acirrada pelas vagas.


