Lula liga para Trump para falar de tarifas e crime organizado

Em chamada de 40 minutos, petista pediu nova redução de taxas sobre produtos brasileiros e discutiu ‘iniciativas conjuntas’ entre os dois países no combate a facções

  • Por Fernando Keller
  • 02/12/2025 14h12 - Atualizado em 02/12/2025 14h48
Ricardo Stuckert/PR Lula e Trump Trump se colocou a disposição para combater organizações criminosas

O Governo anunciou nesta terça-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para o presidente americano Donald Trump. Em chamada que durou 40 minutos, os líderes teriam discutido diversos assuntos, como economia e combate ao crime organizado, segundo o Planalto. Também informou que o petista indicou que a decisão de retirada das tarifas de 40% a alguns produtos brasileiros foi positiva, mas que outros produtos tarifados precisam ser negociados.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula também teria reforçado a Trump a urgência em cooperação em ações contra o crime organizado, que teria sido bem aceito pelo americano, que se colocou a “disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, diz o comunicado. Trump vem fazendo ataques recorrentes a embarcações no caribe com a justificativa de que estariam levando drogas para os Estados Unidos.