Maria Corina Machado pode transferir Nobel da Paz para Trump?

Segundo o Instituto Nobel Norueguês prêmio é intransferível

  • Por Jovem Pan*
  • 16/01/2026 21h37
EFE/ Lenin Nolly maria corina machado na caa branca Líder opositora venezolana e do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, chegou à Casa Blanca esta jueves, em Washington (EE.UU.)

A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, manifestou o interesse que dar o Nobel da Paz recebido em 2025 para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na quinta-feira (16), durante encontro com o republicano, ela entregou a medalha para Trump. A líder opositora venezuelana utilizou uma moldura com detalhes dourados para colocar a medalha do Nobel que ofereceu ao presidente e, na parte superior, escreveu: “Em gratidão pela sua extraordinária liderança na promoção da paz” e acrescentou que é um gesto do povo venezuelano pelas ações de Trump para alcançar “a sua liberdade (do povo venezuelano)”, de acordo com fotos da entrega na Casa Branca.

A pergunta que fica é: Nobel da Paz pode ser transferido?

Segundo o Instituto Nobel Norueguês, não, inclusive eles reforçaram esse posicionamento nesta sexta-feira (16). “A medalha e o diploma são os símbolos físicos que confirmam que um indivíduo ou uma organização foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio em si, a honra e o reconhecimento permanecem inseparavelmente ligados à pessoa ou organização designada como laureada pelo Comitê Nobel Norueguês”, afirmou o Instituto Nobel em um comunicado.

Independentemente do que acontecer com a medalha, o diploma ou a quantia em dinheiro correspondente, “continua sendo o laureado original que passa para a história como o ganhador do prêmio”, lembrou. O Instituto Nobel destacou que um laureado não pode compartilhar o prêmio com outros nem transferi-lo depois de anunciado, e o prêmio também não pode ser revogado: “a decisão é definitiva e para sempre”.

“O Comitê Nobel Norueguês não considera que seja seu papel se posicionar sobre os comentários dos laureados sobre o prêmio da Paz ou os processos políticos em que estão envolvidos. O prêmio é concedido com base nas contribuições do laureado no momento em que o comitê toma sua decisão”, acrescentou.

As decisões, declarações e ações posteriores do vencedor são “de sua própria responsabilidade”, segundo o Instituto Nobel. Os estatutos da Fundação Nobel – responsável por zelar pelos prêmios em suas seis categorias – não dizem nada sobre o que o laureado pode fazer com a medalha, o diploma ou o dinheiro, pelo que este “é livre para conservá-los, vendê-los ou doá-los”.

*Com informações da EFE