Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro: ‘Conseguiu se alimentar’

Ex-primeira-dama relatou nas redes sociais que seu marido apresenta evolução no quadro clínico e já realizou sessões de fisioterapia

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2025 12h52
Wilton Junior/Estadão Conteúdo A ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher (Partido Liberal), Michelle Bolsonaro, e o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, durante abertura do "Encontro Nacional de Mandatários do Partido Liberal-PL", Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro: 'Conseguiu se alimentar'

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou nesta sexta-feira (26), por meio de suas redes sociais, uma atualização sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a publicação, o ex-mandatário apresenta sinais positivos de recuperação no período pós-operatório.

Em mensagem publicada nos stories de seu perfil no Instagram, Michelle destacou dois indicadores de melhora clínica: a retomada da alimentação e a realização de exercícios de reabilitação.

“Meu amor conseguiu se alimentar e já fez a fisioterapia, graças a Deus”, escreveu Michelle.

Restrições

A menção de Michelle à proibição do uso de celular no leito reflete o rigoroso protocolo de segurança estabelecido para esta internação. Bolsonaro encontra-se no Hospital DF Star, em Brasília, onde realizou uma herniorrafia inguinal bilateral (cirurgia para correção de hérnia na virilha) nesta quinta-feira (25).

Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro: 'Conseguiu se alimentar'

Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro: ‘Conseguiu se alimentar’

Diferente de internações anteriores, o atual período hospitalar ocorre sob vigilância judicial. A determinação de que o ex-presidente não tenha acesso livre a dispositivos de comunicação no leito, citada por Michelle, alinha-se às ordens expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a saída temporária de Bolsonaro para o tratamento médico sob a condição de monitoramento e restrições de visitas e comunicação.

Como foi a cirurgia

De acordo com a equipe médica, o procedimento realizado na quinta-feira transcorreu sem intercorrências e durou cerca de três horas. A cirurgia visava corrigir alças intestinais que, devido a uma fraqueza na parede abdominal, causavam desconforto e riscos de obstrução.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da recuperação cirúrgica, que exige a fisioterapia motora citada por Michelle para prevenir tromboses e recuperar a mobilidade, os médicos aproveitam a internação para monitorar crises persistentes de soluços que têm acometido o ex-presidente, possivelmente ligadas a quadros de refluxo e à própria anatomia abdominal, já impactada por múltiplas intervenções desde 2018.

A previsão inicial é que Jair Bolsonaro permaneça internado entre cinco e sete dias, dependendo de sua resposta à dieta e ao controle da dor. A equipe médica deve realizar uma nova avaliação na próxima segunda-feira (29) para definir os próximos passos do tratamento clínico.