Acesso direto à Praia Brava pela BR-101 é previsto em projeto, que pode impulsionar valor do metro quadrado.
Acesso direto à Praia Brava pela BR-101 é previsto em projeto, que pode impulsionar valor do metro quadrado. (Foto: Jader Liberal/Prefeitura de Itajaí)

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Praia Brava, em Itajaí, pode ultrapassar Balneário Camboriú em valorização imobiliária nos próximos cinco anos, na corrida pelo metro quadrado mais caro do litoral de Santa Catarina. A construção de uma ligação direta entre o bairro e a BR-101 deve elevar o valor do metro quadrado em até 20%, segundo previsão do especialista em investimentos imobiliários de alto padrão e CEO da Sort Investimentos, Renato Monteiro.

Com o metro quadrado avaliado em cerca de R$ 33 mil, segundo a Brain Inteligência Estratégica, Monteiro considera a Praia Brava o bairro mais valorizado da cidade portuária de Itajaí e um dos mais cobiçados do litoral.

A nova via ampliará o acesso entre Itajaí, a cidade vizinha, Balneário Camboriú, e o aeroporto de Navegantes. A obra será viabilizada por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Um grupo de 29 empresários formou o instituto Mais Itajaí e arcou com R$ 2,5 milhões na elaboração dos projetos executivos.

Nos últimos três anos, a valorização média dos imóveis na Praia Brava superou 20% ao ano, com casos que chegaram a 30%, conforme Monteiro. A região, praticamente inexplorada na década de 1980, deu um salto a partir de 2000 com melhorias de infraestrutura e investimentos imobiliários de alto padrão.

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Instituto assinou ordem de serviço para estudos em outubro

O Mais Itajaí, que reúne cerca de 35 empresas, assinou em 15 de outubro a ordem de serviço para a fase inicial do projeto. O instituto financia e coordena a elaboração do projeto executivo, realizado pela empresa catarinense Prosul, em colaboração com a equipe técnica da prefeitura. Ao final, doará o projeto ao município para que a obra seja licitada.

O projeto receberá mais de R$ 2 milhões em investimentos. A equipe responsável prevê concluir a primeira fase — que inclui o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e estudos complementares — em até seis meses.

"Essa é uma intervenção que vai transformar a mobilidade de Itajaí. A Praia Brava é uma região com forte vocação turística e imobiliária, mas depende de vias congestionadas. O novo acesso vai reduzir o tempo de deslocamento, trazer mais segurança e preparar a cidade para crescer de forma planejada e sustentável", afirma o presidente do Mais Itajaí, Fábio Inthurn. 

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Via de ligação entre Praia Brava e a BR-101 terá três faixas por sentido e ciclovia

A proposta pretende desafogar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades da região. A nova via terá três faixas por sentido, ciclovia, calçadas acessíveis, iluminação em LED, drenagem pluvial e paisagismo. Para proporcionar fluidez e a segurança viária, a proposta inclui rotatórias com travessias seguras para pedestres e ciclistas.

A definição do traçado definitivo será baseada em dados técnicos de alta precisão. O instituto contratou uma empresa espanhola especializada que fará análises de fluxo viário utilizando dados de telefonia móvel.

Para a execução da obra, a prefeitura de Itajaí deverá investir mais de R$ 100 milhões, em melhorias de infraestrutura com recursos provenientes da outorga onerosa. Os valores exatos serão confirmados apenas após a execução do projeto.

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Especialista prevê que Praia Brava ultrapassará Balneário em até cinco anos

Monteiro compara o momento da Praia Brava ao que ocorreu com o alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú. De acordo com ele, a Praia Brava tem vantagens estruturais que podem levá-la a superar a famosa vizinha em valorização imobiliária.

“A modernização da Praia Brava acompanha um movimento comum no mercado imobiliário mundial: os centros urbanos, por serem as primeiras áreas a se desenvolver, acabam envelhecendo mais rápido, enquanto as regiões periféricas passam a concentrar o novo ciclo de valorização. É o que acontece no subúrbio americano e em diversas outras partes do mundo”, explica.

O especialista destaca fatores que diferenciam a Praia Brava, como acesso facilitado ao centro, arquitetura mais moderna e planejamento urbano. "Os prédios são mais baixos de frente para o mar, com densidade [populacional] menor, dando mais exclusividade", compara.

"O mercado imobiliário é location, ou seja, localização e logística. A Praia Brava não é independente. Ou você tem que entrar em Itajaí ou em Balneário para acessá-la. Com essa alternativa, quem vem da BR-101, o morador ou visitante pode chegar direto à Praia Brava", ressalta o CEO.

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Como a Praia Brava começa a redefinir o mercado imobiliário de Itajaí

Monteiro também prevê que a valorização da Praia Brava elevará o preço médio de outros bairros de Itajaí. "A praia de Cabeçudas e o bairro Fazenda também estão com metro quadrado competitivo como de Balneário Camboriú, nas regiões nobres. O mercado de alto padrão acaba levando a valorização para outros bairros de Itajaí", afirma.

Segundo ele, o mesmo fenômeno ocorreu em Balneário Camboriú. "O centro e a beira-mar elevam o preço médio da cidade inteira, porque as regiões periféricas acabam absorvendo o investidor que não alcança aquele patamar. O fato de Balneário Camboriú ter ficado caro fez com que Itapema e Piçarras crescessem também."

E não é somente a ligação direta com a BR-101 que poderá valorizar o setor imobiliário em Praia Brava. O bairro receberá uma série de obras públicas e privadas que somam mais de R$ 200 milhões. Os investimentos incluem o binário da avenida Osvaldo Reis, principal ligação entre Itajaí e Balneário Camboriú e o binário da Praia Brava, que está em execução e criará uma rota alternativa de entrada e saída do bairro.