Queda da pobreza está ligada à menor inflação e maiores salários, diz Lula

Segundo levantamento do IBGE, mais de 8,6 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza em 2024, alcançando o menor nível já registrado desde 2012

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2025 07h00
Ricardo Stuckert / PR Cerimônia alusiva à entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia alusiva à entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE) Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente Lula durante cerimônia alusiva à entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), no Centro de Eventos do Ceará 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta quarta-feira (3), a redução da pobreza e da extrema pobreza no país, anunciada mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o presidente, há mais dinheiro circulando entre os trabalhadores por causa da redução geral dos preços e crescimento dos salários.

“Nós temos hoje a menor inflação acumulada em quatro anos. Hoje, nós temos o maior crescimento do salário mínimo, o maior crescimento da massa salarial deste país. Hoje, nós temos o menor desemprego da história deste país. E hoje, nós temos o menor índice de pobreza de todos os 525 anos de história desse país. Por uma razão muito simples, o dinheiro está chegando na mão do povo”, afirmou durante visita ao polo automotivo do Ceará, em Horizonte.

O presidente também lembrou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil de salário, que entra em vigor a partir de janeiro, e os sucessivos crescimentos da economia acima de 3% desde 2023.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“É esse país que nós temos que fazer acontecer, todo mundo tem que participar da riqueza produzida. É por isso que nós fizemos o desconto do Imposto de Renda, porque, no Brasil, o rico paga proporcionalmente menos do que o pobre”, observou.

*Com informações da Agência Brasil