
Ouça este conteúdo
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) afirmou nesta quarta-feira (3) que o advogado-geral da União, Jorge Messias, ainda não tem os 41 votos necessários para ser aprovado pelo Senado. Weverton é o relator da indicação de Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Zero [garantia de voto]. Mas ganhamos tempo para as pessoas conversarem. Colocamos o pino de volta na granada”, apontou o senador em entrevista à TV Globo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sabatina que estava marcada para o próximo dia 10, após o governo não enviar a mensagem oficial com a indicação do AGU.
O relator disse ver “com muito otimismo” a possibilidade de Messias conseguir o apoio necessário entre os senadores. Ele afirmou que fará o possível para evitar que a insatisfação do Senado com a decisão do ministro Gilmar Mendes sobre o impeachment de membros do STF afete a articulação.
"Ela soma um ambiente de mau humor na Casa, mas eu vou fazer o possível para não vincular", disse. Nesta noite, Messias fez um gesto ao Senado ao pedir que Gilmar reconsidere a decisão que restringe denúncias contra ministros do STF.
Alcolumbre acusou o decano de tentar “usurpar” prerrogativas de outros Poderes e afirmou que o Legislativo já está “tomando providências” para acabar com as decisões monocráticas da Corte.