O ano de 2025 caminha para o seu encerramento com marcos na política e economia no país. Afinal, entre o endurecimento de medidas judiciais contra lideranças e o tensionamento das relações diplomáticas com a maior potência do mundo, o país assistiu a uma série de fatos que redesenham o cenário político brasileiro.
Nesta edição, nosso time de comentaristas analisa o cerco judicial à oposição, as ameaças de sanções internacionais contra o Brasil, além da ofensiva da Polícia Federal contra o crime organizado.
Confira os destaques dessa edição do programa Sem Rodeios:
STF determina prisão domiciliar para ex-presidente Bolsonaro
O cenário político foi abalado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com efeito, a medida ocorreu no âmbito das investigações sobre os atos de 8 de janeiro. Portanto, analisaremos as fundamentações jurídicas da decisão, a reação dos aliados e as consequências diretas para a articulação da oposição no Congresso Nacional.
Sanções e atrito com Trump nos EUA isolam governo Lula no exterior
No âmbito da diplomacia brasileira, o programa debaterá as frentes de retaliação que os EUA podem adotar contra o governo Lula. Estas, que incluem desde embargos a setores estratégicos e o rompimento de relações diplomáticas até a medida mais drástica: a proibição de que outros países façam comércio com o Brasil. Assim, analisaremos como essa possível asfixia econômica pode impactar o agronegócio, a indústria nacional e a estabilidade do governo frente a um isolamento internacional.
PF mira PCC em esquema bilionário de combustíveis
A segurança pública e o combate ao financiamento do crime organizado também estão em pauta. Afinal, a Polícia Federal deflagrou uma megaoperação para desarticular um esquema bilionário de lavagem de dinheiro do PCC envolvendo o setor de combustíveis. As investigações revelam como a facção criminosa movimentou mais de R$ 23 bilhões, além da sonegação fiscal de R$ 7,6 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais.
O programa Sem Rodeios começa às 13h30 no canal do YouTube da Gazeta do Povo. Não perca!