Saiba até quando vai a onda de calor que atinge o país

Um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre parte do país nesta semana favoreceu o aumento das temperaturas

  • Por Jovem Pan*
  • 27/12/2025 11h07 - Atualizado em 27/12/2025 11h09
Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo Calor SP  Termômetro de rua marca 37ºC no entorno do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, na tarde de quinta-feira de Natal, 25 de dezembro de 2025

O fim de semana será marcado por calor, umidade e avanço de uma frente fria. Essa condição climática deixará o tempo instável em diversas regiões do país. No entanto, conforme a Climatempo, apesar do risco de temporais, as temperaturas seguem elevadas em grande parte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece ativo, até segunda-feira (29), o alerta vermelho para perigo de onda de calor em São Paulo, Rio de Janeiro e trechos de Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Também há alerta amarelo para onda de calor, vigente no país desde esta sexta-feira, com validade até segunda-feira. Os estados afetados são:

  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo.

Os últimos dias do ano estão sendo marcados por elevadas temperaturas em diversas áreas do Brasil, em razão de um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre parte do país. Isso dificulta a atuação de sistemas meteorológicos e favorece a persistência do calor ao longo dos dias, principalmente no Sudeste, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Frente fria provoca temporal, mas calor segue intenso

Em meio ao registro de temperaturas elevadas, há também registro de uma frente fria. Apesar do risco de temporais, o calor segue intenso neste fim de semana em diversas partes do país. Inmet emitiu alerta amarelo para tempestades, válido até este sábado, nos seguintes estados:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

No estado gaúcho e em parte do catarinense, também incide um alerta laranja para perigo de tempestade com validade até este sábado.

Há ainda outro aviso amarelo para chuvas intensas em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Veja a seguir a previsão para este sábado por região

Região Sudeste

A partir da tarde deste sábado, as instabilidades aumentam, com chuva moderada a forte em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais. Há risco de temporais no interior e nordeste paulista e no sul e sudoeste mineiro. As chuvas diminuem no domingo (28), e as temperaturas seguem elevadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Região Sul

O avanço da frente fria combinado ao ar quente e úmido provoca pancadas de chuva neste sábado nos três estados. No Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul, há risco de temporais e volumes elevados de chuva, com situação de perigo no sul gaúcho. O fim de semana é marcado por calor com pancadas isoladas e temporais pontuais.

Região Centro-Oeste

Segundo a Climatempo, as chuvas perdem intensidade e ocorrem de forma mais irregular. Expectativa de tempo instável e abafamento As pancadas ganham força em Mato Grosso e no oeste e sudeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Entre o fim da tarde e à noite, as instabilidades aumentam no Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

As instabilidades seguem concentradas no Maranhão, com chuva moderada a forte na faixa central do estado e no extremo oeste do Piauí, de acordo com Climatempo. O calor, porém, segue predominando em toda a região.

Região Norte

As pancadas de chuva ficam mais concentradas no Acre e oeste do Amazonas, com intensidade moderada a forte e risco de temporais. Roraima continua com tempo mais aberto e calor.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Publicado por Júlia Mano