
Ouça este conteúdo
O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, fez uma denúncia pública contra grandes fabricantes de armas, dizendo que essas empresas "enganaram" as Forças Armadas e o povo americano com preços inflacionados.
"A base industrial de defesa em geral, e as principais empresas em particular, enganaram o povo americano, o Pentágono e o Exército", disse Driscoll a repórteres nesta sexta-feira (14), referindo-se às principais contratadas que trabalham diretamente com o governo americano.
Citado pela agência Reuters, o secretário atribuiu parte da responsabilidade ao próprio governo de Donald Trump que, segundo ele, criou estruturas de incentivo que encorajaram empresas a cobrar preços exorbitantes, quando existiam opções mais baratas no mercado.
Essas fabricantes de armas fornecem às Forças Armadas desde caças até sistemas antimísseis. A Reuters revelou na semana passada que o Exército planeja adquirir pelos menos 1 milhão de drones nos próximos dois a três anos.
A denúncia feita por Driscoll nesta sexta-feira, inclusive citando o governo, é vista como algo incomum entre militares em exercício, especialmente os que mantêm cargos altos.