Tempestade de inverno cancela 1.500 voos nos EUA durante a temporada de Natal
Nevascas e inundações afetam milhões de americanos, com alertas em várias regiões e aeroportos sobrecarregados
Cerca de 1.500 voos foram cancelados nos Estados Unidos nesta sexta-feira (26) devido a uma forte tempestade de inverno e intensas nevascas previstas para o centro-oeste e nordeste do país, no auge da temporada de viagens de Natal. Mais de 40 milhões de americanos estavam sob alerta para tempestades de neve e condições climáticas severas no dia seguinte ao Natal. Outros 30 milhões enfrentavam alertas de inundações e tempestades na Califórnia, onde um “rio atmosférico” causou fortes chuvas.
Nova York se prepara para a pior nevasca em quatro anos, com previsão de até 25 centímetros de neve durante a noite. O clima frio deve persistir ao longo do fim de semana na maior cidade do país.
Até as 18h30 (horário de Brasília), 1.490 voos haviam sido cancelados, e 5.900 estavam atrasados, de acordo com o site FlightAware. Os aeroportos de Nova York e Chicago foram os mais afetados, com 850 cancelamentos em Nova York.
Alertas meteorológicos também foram emitidos para os estados da Pensilvânia, Nova Jersey e Connecticut, além de partes de Michigan, Massachusetts e Rhode Island. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) prevê nevascas nos Grandes Lagos, que devem seguir em direção ao nordeste. “O estado das estradas será perigoso para quem estiver voltando das férias”, alertou o NWS.
Em Nova York, o prefeito Eric Adams emitiu um alerta de tempestade de inverno e informou que equipes municipais foram mobilizadas para limpar as vias. “Todos os nova-iorquinos devem se preparar: evitem dirigir, se possível, e reservem mais tempo para o transporte público”, disse ele.
Enquanto isso, a Califórnia, na costa oeste, enfrentou chuvas fortes, mas o NWS prevê uma redução das precipitações nos próximos dias. O temporal e as inundações resultaram no fechamento do aeroporto de Santa Bárbara, a noroeste de Los Angeles. No entanto, após as equipes removerem a água das pistas durante a noite, o aeroporto foi reaberto na manhã de sexta-feira.
*Com informações da AFP

