TJSP elege Francisco Eduardo Loureiro como novo presidente
Atual corregedor-geral da Justiça de SP, Loureiro é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e ingressou na magistratura em 1985
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) elegeu, em votação online, o desembargador Francisco Eduardo Loureiro como seu novo presidente para o biênio 2026/2027. Loureiro recebeu 261 votos, atingindo a maioria absoluta necessária para a vitória em primeiro turno. Ele concorreu com o desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, que obteve 91 votos.
Atual corregedor-geral da Justiça de SP, Francisco Loureiro é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e ingressou na magistratura em 1985. Em seu discurso após a eleição, ele afirmou que a grande tarefa da Presidência é garantir boas condições de trabalho para juízes e servidores. “Meu compromisso com todos é envidar meus melhores esforços para que isso seja levado a bom termo”, declarou.
A eleição também definiu os outros integrantes do Conselho Superior da Magistratura. Para a Vice-Presidência, foi eleito o desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, com 198 votos. A Corregedoria Geral da Justiça será comandada pela desembargadora Silvia Rocha, que se tornou a primeira mulher a assumir um cargo de direção no TJSP, com 184 votos.
Foram eleitos ainda os presidentes das seções especializadas do tribunal:
-
Direito Privado: Desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, com 100 votos;
-
Direito Público: Desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, com 64 votos;
-
Direito Criminal: Desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene, com 44 votos;
O desembargador Ricardo Cunha Chimenti foi eleito para a diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM). A votação para os cargos de direção envolveu os 356 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno.

