‘Todo mundo sabe o que ele fez’, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro
Petista ainda que falou que a decisão não deve atrapalhar as negociações entre Brasil e Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante entrevista coletiva na Cúpula de Líderes do G20, em Joanesburgo, que “todo mundo sabe” o que Bolsonaro fez. O petista, no entanto, evitou fazer maiores comentários sobre a detenção do adversário. Como adiantou a coluna de Bruno Pinheiro, a ordem de Lula é para que a cúpula do governo não celebre a prisão do capitão da reserva.
“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou Lula.
Questionado sobre se a prisão de Bolsonaro poderia atrapalhar as negociações com os Estados Unidos, que retiraram, na última quinta-feira, vários produtos do tarifaço, o petista disse acreditar que não. “Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”, afirmou,
Lula desembarcou em Joanesburgo na sexta-feira (21) e, neste sábado (22), discursou nas duas primeiras sessões temáticas do G20, sobre crescimento econômico sustentável e inclusivo e mudança do clima e redução do risco de desastres.
Ele também manteve reuniões bilaterais com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz.
Ainda neste domingo, o presidente segue para Maputo, capital de Moçambique, onde faz uma visita de trabalho nesta segunda-feira (24). A viagem se insere nas comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países. A previsão é que Lula embarque de volta para o Brasil ainda na segunda.
*Com informações da Agência Brasil